10/10/2016

Vida de Malabarista

CONTANDO A VIDA   - mês de Setembro/Outubro

VIDA DE MALABARISTA  

Das memórias da minha infância, gosto de recordar das poucas vezes que fui ao circo. Tudo impressionava a minha alma infantil, ver os trapezistas saltando no ar, num acto de extrema coragem,  ver a mulher que se transformava em alvo vivo das facas que voavam na sua direcção, numa parceria de confiança incrivel com o atirador, ver o palhaço que arrancava as gargalhadas do público, etc.

O circo era outro mundo.

De tudo o que eu  via, uma das coisas que mais me impressionava era o show dos malabaristas.
O malabarismo é a arte de manipular objectos com agilidade e precisão. Estes objectos podem ser  itens variados como bolas, argolas, tochas, etc.

Ver as bolas voarem diante dos meus olhos infantis desafiava a minha personalidade pois  desde cedo gostava  de fazer várias coisas ao mesmo tempo. Nasci com alma de malabarista.
Na minha coleção de frases e ditados populares gosto daquela que diz que “não deixe a peteca cair”. Essa expressão antiga que serve com um conselho, um encorajmento, significa: Não perca o foco, matenha a atenção, tenha calma, tenha equilíbrio e vá em frente.

A peteca, todos conhecem é um briquedo de criança que é jogada de um para outro companheiro, e que não pode cair no chão.
É assim que me sinto as vezes, envolvida em várias actividades, e tendo que manter o equilíbrio, como bolinhas no ar.Viver dia a dia a arte de equilibrar várias coisas ao mesmo tempo, sem deixar nada cair. Ser missionária às vezes , implica ter a alma de  malabarista.

Além das aulas no Instituto Bíblico, ajudo no trabalho na associação de mulheres uma vez por semana, dedico tempo com as crianças,  e dou o tempo no trabalho da igreja. Além de tudo isso, aceitei o desafio de ser estudante. Graças a Deus conclui minhas últimas duas disciplinas do Doutoramento em Inovação Educacional, sem deixar a peteca cair. Aprendi muito. Sou grata a Deus pois, tenho aplicado muita coisa, imediatamente no meu trabalho como docente.

Eu já havia falado na carta anterior que os meses de Agosto e Setembro seriam cheios de actividades, por isso precisava ter pele de elefante. A previsão se concretizou. Foi um  desafio. Além do esperado, surgiu o inesperado. Ao terminar uma semana cheia por causa do  último módulo do doutoramento, recebi hóspedes. Fui profundamente abençoada com a visita do casal brasileiro, (isso era esperado). Participamos juntos da conferência das mulheres  da minha igreja ( e isso também era esperado),  e a visita  culminou com  um casamento de um ex-aluno (também  dentro do plano).

Mas, precisei equilibrar no ar mais uma bolinha... a morte de duas pessoas queridas. Tive que lidar com o inesperado.

Manter a calma... manter o foco, manter o equilíbrio... é a lição do malabarista.
Enquanto lidava com a morte do meu vizinho, que era pai de três das crianças que brincam cá em casa, recebia a notícia do falecimento do meu pastor no  Brasil (pr. Paulo Solonca da PIB de Florianópolis).

Dói muito receber notícias como essa, a distância.

Foram dias difíceis. O funeral do meu vizinho caiu no mesmo dia que também chegaram os hóspedes do Brasil.

Embora, de modo geral eu consiga fazer várias coisas as mesmo tempo, não podia estar no aeroporto e no cemitério no mesmo dia e hora. Assim, uma colega ajudou-me a receber os hóspedes e participei do funeral. Foi um longo dia junto à minha menina Vânia, apoiando-a na sua dor pela perda do irmão e de dona Joana (uma das mamas do artesanato) inconsolável pela morte do filho. A casa ficava cheia e por isso recebi algumas pessoas para dormirem cá em casa até terminarem as cerimónias. Foi difícil a tarefa de conversar com os filhos e dar a noitícia da morte do pai.

Ironicamente, dias depois do funeral era o aniversário de Martinha,  e na tentativa de darmos um pouco de alegria ao seu coração, depois da morte do pai, reunimos algumas crianças para comemorar os seus onze anos.

Orem pela família; A viúva Berta, foi deixada com três crianças: Miro (16), Martinha (11) e Basílio (7). Orem por Vânia, que ela continue firme na sua fé diante das pressões familiares para o cumprimento de rituais tradicionais.

Orem também pela família do meu Pastor no Brasil. Ambas as famílias precisam de consolo do Espírito Santo para lidarem com a saudade no dia a dia.

Os hóspedes
O pastor Orestes e sua  esposa Marlene vieram espiar a terra, e trouxeram grande alegria ao meu coração. Um casal simples, e cheio de experiências no ministério que  já contabiliza 40 anos de trabalho. Eles passaram doze dias cá. Foi uma passagem rápida, mas muito abençoada. Foram conselhos aos pastores nas conversas informais, uma palavra de desafio aos estudantes, desporto com os meninos, uma história para os vizinhos, um tempo precioso com algumas das mulheres do artesanato, e uma reflexão sobre a Rainha Ester para as mulheres, na nossa primeira conferência nacional da Igreja.

Pessoas abertas que um pouco de tudo experimentaram e ávidos por aprender. Eles tiveram a chance de ver de perto a alegria de um casamento africano, onde as mamas entravam com suas prendas na cabeça, exibindo as suas lindas capulanas.
Além de alegrarem a mim e aos meus colegas com mimos como café e chocolate, eles deixaram um grande exemplo, e a expectativa de possíveis parcerias para o futuro. Sei que teremos novos intercessores, e motivadores para missões. Deus é BOM!!!!!
FOTO: Pr. Oreste ajudou com os meninos. E Masevem o (flamenguista que é esposo de minha colega Eliethe) veio apoiar e está a ser desafiado a continuar com esse minstério de futebol com os meus vizinhos.

 

FOTO: Dona Marlene contando a história para os miúdos e o casal interagindo com meu pastor e a esposa.

O melhor dos presentes....
Por falar em presente... eu ganhei vários presentes nas últimas semanas, dos hóspedes, da minha colega que retornou de férias, mas o melhor Deles ganhei de Deus.

Recebi finalmente o tão esperado DIRE permanente. Ou seja, o meu documento de residência que sai da categoria de temporário, para permanente. Lembram que pedi que orassem por isso na ultima carta? Eu esperava por isso desde novembro do ano passado. Assim. Louvado seja Deus. Demorou, mas chegou. Não cabia dentro de mim, de tanta alegria que comecei a louvar lá mesmo na imigração.  Celebrei com meus hóspedes e também com meus amigos no Maputo na semana seguinte. É só louvor!!!!

PUBLICAÇÕES EM MOÇAMBIQUE:
A viagem a Maputo (capital) foi para participar de uma conferência científica e também para fazer contactos  na área da literatura. Voltei muito contente com as possibilidades. Embora o preço por demanda seja bem mais caro, o facto de poder publicar alguns dos meus materiais em Moçambique me deixa muito contente.  

Além do livreto de prepração para o baptismo e o outro sobre finanças pessoais, estou a publicar um cartaz para escola dominical para ajudar na memorização dos livros da Bíblia. Dexei na livraria três ou quatro de amostra e em poucos minutos o funcionário me ligou perguntando se eu não tinha mais, pois já tinha vendido todos. Assim, pretendo fazer mais cópias. A distância da capital e os altos custos dos vôos dificultam um pouco, pois ainda não podemos viajar por terra, enquanto a instabilidade política persiste. Mas, a viagem e as conversas me deram grande alegria e planos para o futuro.

MOTIVOS DE ORAÇÃO:

  • Eu pedi para orar pelo meu documento de residência permanente e recebi e agora é só LOUVAR.
  • Louvar ao Senhor  pela boa viagem à Maputo  e a possibilidade de publicação de literatura por demanda aqui em Moçambique.
  • Continuar a orar por uma resposta definitiva quanto ao nosso terreno. O processo continua no departamento jurídico do Conselho Municipal a espera de decisão. Ou então, outra solução quanto a isso, se assim à Deus desejar.
  • Orar pelos meus preparativos para a viagem ao Brasil e que eu mantenha a alma de malabarista e consiga concluir tudo com êxito e qualidade.

Em breve, se Deus permitir, estarei no Brasil (a partir de  11  de Novembro) para meu período de descanso, promoção e consultas médicas, e ai poderemos conversar face a face.

Um grande abraço a todos....
Maura

“Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, segundo o poder que opera em nós”.
Ef 3:20


Avatar
Publicado por André Metz