11/09/2017

Um mundo totalmente diferente

Caros irmãos e amigos,

Há pouco mais de um mês estou vivendo em Beira, Moçambique, onde vou trabalhar no Instituto Bíblico de Sofala e na Igreja Baptista Renovada. Fui recebida como muito carinho e atenção pelos missionários da MIAF/AIM e da Jami, que estão me dando todo o suporte necessário para adaptação à minha nova vida.

O desafio é grande! Embora a língua oficial do país seja o Português, muitas vezes não é fácil entender os moçambicanos, seja por causa do sotaque forte, seja pelo uso de palavras diferentes das nossas, no Brasil. E, assim, as “diferenças-semelhanças” linguísticas simbolizam bem as “diferenças-semelhanças” que ora aproximam, ora afastam brasileiros e beireinses. Ao mesmo tempo que muita coisa lembra o Brasil, vivo a cada dia a descoberta de um mundo totalmente diferente – colorido, belo, novo, curioso... E aquilo que hoje parece interessante, amanhã pode ser bem irritante... por isso viver em uma nova cultura é tão especial e desafiador!

Num contexto assim, tenho que conviver ainda com a responsabilidade de ser respeitosa com as pessoas ao redor e com sua maneira de viver e ver a vida. Sensibilidade cultural é um requisito indispensável para o missionário, mas pode se tornar um grande peso. O medo de errar e ofender alguém está sempre no caminho.

O que torna a jornada não apenas suportável, como também encantadora, é a certeza de estar no lugar certo, na hora certa, vivendo aquilo para o que o Senhor Deus me preparou por muitos anos. As orações e mensagens do Brasil me revigoram e me fazem sempre olhar para Aquele que traçou esta história linda que está só começando. Há muito o que viver e sentir, contudo não é o temor que prevalece, antes, a “paz que excede todo entendimento guarda meu coração e meus pensamentos em Cristo Jesus” (cf. Fp 4.7).

Agradeça comigo

  • Pelo tempo no Quênia, no treinamento internacional da Miaf durante o mês de julho. Foram dias muito especiais, quando encontrei outros missionários de vários países vindo para a África. É encorajador ver o que Deus tem feito na vida daqueles que dizem “sim” ao seu chamado.
  • Pela recepção e acolhimento nestas primeiras semanas na Beira. Pela equipe da Miaf e pelo Pr. Simonal e Miss. Maria Pires, da Jami.
  • Pelo apoio dos parceiros e intercessores.


Ore comigo

  • Pelo processo de adaptação, que ainda durará alguns meses.
  • Por sabedoria para aprender e amar a cultura que me cerca.


Seja um Parceiro
Quer contribuir com meu ministério? Clique aqui.

Me acompanhe nas redes sociais:
Lícia Rosalee Santana
Facebook | Instagram

Semanalmente eu mando notícias curtas via Whatsapp - não é um "grupo", é uma lista de transmissão com a qual eu me comunico mais diretamente com parceiros e intercessores. Se você deseja entrar nesta "lista", entre contato comigo pelas redes sociais.


Avatar
Publicado por André Metz