19/05/2017

Tempo de plantar, tempo de orar, tempo de esperar...

Betroka, maio 2017




“…miserável homem que sou, quem me livrará do corpo dessa morte? Graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor…”
( Rom. 7:24-25a)


Alguns  meninos  deram de presente, ao Benício, um passarinho. Embora eu não aprecie pássaros “engaiolados”,  tivemos que aceitar porque culturalmente, uma recusa não ficaria bem. Ele tinha as  asinhas cortadas por isso pedimos a um amigo para construir-lhe uma gaiolinha; se o soltássemos, ele morreria em poucos dias. Com o coração pesaroso, coloquei-o em sua “nova-para-sempre” casinha.

Uma manhã, passei a observar o  pobre pássaro “encarcerado” em sua gaiola. Ele tentava desesperadamente livrar-se da tela de aço que o prendia, mas era impossível. Obviamente, desejava ser livre de novo e voltar à vida que possuía. Contudo, não podia. Nesse momento, veio ao meu  coração um pensamento: - “ Assim são os homens, aprisionados pelo pecado. Por mais que tentem se livrar dele, não conseguem sozinhos, pois são escravos”. 

Essa é a terrível sina de toda a humanidade. A Bíblia afirma que todos os homens, embora responsáveis por suas ações, são prisioneiros; prisioneiros do pecado. Não somos pecadores porque quebramos a lei de Deus, mas porque nascemos como tais. A maldição do pecado, passou a todos pela desobediência de Adão e Eva. Obviamente, recusamo-nos a reconhecer a nossa prisão, entretanto, a realidade da vida expõe a nossa escravidão. O Século XXI, como afirma Dr. Ravi Zacharaia “…se tornou o século mais sanguinário. Já matamos mais gente nesse século do que todos os outros juntos…”. Sem falar sobre as outras inumeráveis formas em que o pecado se manifesta.

O pior de tudo, é que não podemos simplesmente nos livrar dessa escravidão sozinhos. Nem o estudo, ou a filosofia, ou ciência; muito menos a excelentíssima religião; nada pode nos libertar do pecado. Foi essa conclusão a que o Apóstolo Paulo chegou, após analisar a sua própria existência: “…o bem que quero  fazer , esse eu não faço. O mal que não quero, esse eu faço" e conclui: “…miserável homem que sou, quem me livrará do corpo dessa morte?”. 

Essa também é a luta da humanidade. Procuramos paz, mas para alcançá-la usamos a guerra. Procuramos o bem, mas para obtê lo  usamos do mal. E, assim, perdida, caminha a humanidade. Somos miseráveis, afirma Paulo, porque não podemos fazer o que desejamos. Nossas ações e reações não são as que realmente desejávamos ter; miseráveis, porque não conseguimos nos libertar do mau/pecado dentro de nós (Somos escravos dele, que opera poderosamente em nós); miseráveis, porque não há esperança - fora de Cristo. 

Irmãos, o pássaro, assim como nós, precisa de um salvador. Alguém que abrirá as portas da gaiola e o porá em liberdade. Em nosso caso, um Salvador perfeito, que não tenha pecados, Santo e que possa, por direito,  libertar-nos. É por isso que a Bíblia afirma: “…se o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres…” (João 8:36)

"Quem me livrará? " Retoricamente pergunta Paulo. Há Esperança? Sim, há! Graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor. Jesus Cristo é o único que pode nos libertar do pecado, pois Ele pagou o preço da nossa liberdade, na Cruz. Bendito seja o SENHOR que se fez maldição por nós e nos chama à liberdade.

Queridos irmãos, é por isso que fazemos missões. Para que muitos sejam libertos do poder do pecado e da morte, pelo único que pode libertar verdadeiramente: Jesus Cristo, o Justo.


Um pouco sobre nós
Pela graça do Senhor, estamos bem. Apesar de  os malasos (ladrões) terem voltado à Betroka, o Senhor tem nos protegido e nos guardado. Benício esteve doente esses dias, com uma infecção de ouvido, mas o Senhor também agiu graciosamente. Um casal de amigos ingleses, que são médicos nos ajudaram. Ele já está medicado e bem. Podemos perceber isso ,vendo-o correr, segurando um carrinho e dizendo: Déda, Déda! Brumm! Brumm! Brummmmmm….Glória a Deus pela sua bondade inefável.



Nosso dias são bem corridos, como é comum no campo missionário. As pessoas vêm todos os dias em nossa casa, e se torna, sempre, uma oportunidade de evangelismo e discipulado. Só podemos agradecer ao Senhor pelo Seu cuidado, livramento  e proteção diária.
Como é bom pertencer a esse Deus que é tão grande e poderoso e cuida de nós em cada pequeno detalhe! 



Programa na  Rádio
Alguém perguntou a um amigo Bara, chamado Zaona , ao chegar em sua vila : “… Zaona, porque você esta falando na radio?  “ Ouvimos seu testemunho”.  Gloria a Deus,  irmãos, a rádio está transmitindo as histórias bíblicas, o Evangelho de Lucas e os testemunhos de Baras, convertidos ao Senhor. Que o Senhor use as ondas, deste meio de comunicação, para levar  As Boas Novas a esse povo tão escravizado.


Justine e Alvida, duas senhoras Baras, estão nos ajudando com a tradução e reprodução  das histórias. Elas as contam, são gravadas e depois enviadas à radio.


Projeto com as crianças
Uau!  Quase 200 crianças alcançadas pelo Projeto. Como elas são ávidas por histórias, e brinquedos!  No último encontro que tivemos, traduzimos a música: “Ninguém é Igual a Jesus” para a língua Bara. Foi maravilhoso encontrar algumas  delas ,na rua,  e  ouvi las  entoarem ,em um tom bem alto, típico de crianças: Mama do Benício e Deda do Benício: - “Tsy misy mitovy Jesosy” ( Ninguém é igual a Jesus). Nosso desejo é que elas cresçam cada dia na graça e no conhecimento do Senhor e, através delas, o Evangelho possa penetrar no coração de seus pais e familiares.



Programa de Agricultura: Uma ferramenta à evangelização
Foi muito bom termos 19 pessoas sendo treinadas em Agricultura. Certamente valeu os anos na faculdade estudando agricultura. Alguns estão aplicando o ensino na pratica e já há outras pessoas interessadas. Ainda temos um longo caminho a percorrer. A terceira etapa do treinamento será sobre Inseticidas Naturais.



Programa de Alfabetização
“Ensinando a ler e escrever: Alfabetização como uma oportunidade para Evangelismo e desenvolvimento comunitário entre o Povo Bara”.
Nossa meta como o Programa de Alfabetização, é treinar pessoas chaves - evangelistas, pastores e todos que se interessarem em levar Evangelho de Jesus ao povo Bara, oferecendo ferramentas para ensinar ler e escrever através da Bíblia, assim como estratégias de evangelismo.



I Treinamento em Alfabetização
Nosso primeiro programa de Treinamento em Alfabetização ocorreu dia 1 de Abril de 2017.
Tivemos 18 Evangelistas da Igreja Luterana Malagasy, que trabalham em vilas Baras e um Bara convertido a Jesus, Jauna. Enquanto muitos comemoravam o dia da mentira aqui na vila, trabalhávamos para que a Verdade do Evangelho pudesse ser exposta de forma fiel e como estratégia de a aproximação que abençoasse o povo Bara.


Durante todo o sábado, três professoras Baras, cristãs fiéis a Jesus, ensinaram as técnicas de alfabetização. Os participantes tiveram aulas práticas, o que ajudou a visualizar a parte teórica. Também distribuímos material para trabalho e o livro de alfabetização: Feliz em Aprender a Ler (Sambatra Mahavaaky teny).

Todos os participantes foram constantemente desafiados a depender de Cristo para o trabalho de alfabetização, se esforçar ao máximo e usar a Bíblia como ferramenta de leitura.

Bendito seja o Senhor Jesus, o Senhor da Seara. É Ele que deseja ver os povos redimidos. Louvamos a Deus pela oportunidade de servi-Lo entre o Povo Bara.


Filme Jesus em Bara
Temos visitado muitas vilas nesses últimos dias. Acreditamos que mais de 700 pessoas já viram o filme Jesus na língua Bara. Em uma das vilas que fomos, Beharena, vimos o agir de Deus. Um dos evangelistas, que trabalha na área, contou nos  que após o termino do filme Jesus, ele viu algumas pessoas arrancando suas feitiçarias e jogando-as fora. Um deles disse: - “ Não precisamos mais disso, vamos seguir a Jesus…”  Aleluia!  Deus está agindo entre o povo Bara. 


Por favor, orem por essas vilas, onde o filme Jesus já foi passado: Mananove, Ambatomanga, Fanjanarivo, Isoanala, Mbararata, Beharena, Andalamby, Ambatomasy.


Temos muitos convites para visitarmos outras vilas. Gloria a Deus. Que o Senhor possa  usar essas sementes e fazê-las germinar; uma árvore possa crescer e produzir frutos dignos do Cordeiro.

Projetos futuros! Ore conosco
Estamos planejando e orando para que o Senhor abra as portas para mais três treinamentos até o final do ano,  todos visando novas estratégias de Evangelismo.


O Primeiro é CONTADORES DE HISTÓRIAS: LEVANDO O EVANGELHO ATRAVÉS DE HISTÓRIAS. Histórias são poderosas ferramentas de ensino e de evangelismo. A Bíblia é uma historia: A História do amor de Deus pelo homem e sua salvação . Jesus também usou muitas histórias para anunciar o Reino de Deus. Queremos ensiná-los a preparar histórias contextualizadas e relevantes para a cultura Bara. Também queremos entregar, o Mega Voice, que é uma espécie de Bíblia em áudio .O Mega Voice é um aparelho de radio, recarregado por energia Solar e que colocaremos todas as histórias e Biblia em audio para os evangelistas. 

O Segundo é AGRICULTURA A MANEIRA DE DEUS III - INSETICIDAS NATURAIS& ESTRATÉGIAS PARA EVANGELISMO. Um outro desafio à agricultura em Betroka é o controle de pragas. Pela graça de Cristo desenvolvemos uma pequena apostila sobre inseticidas naturais. A apostila está em fase de tradução e será usada no III Agricultura a maneira e Deus. 

O Terceiro é ALFABETIZAÇÃO: UMA PORTA ABERTA PARA O EVANGELHO. 77% do povo Bara não sabem ler. Assim, essa é uma grande ferramenta de evangelismo. Ao oferecer o ensino, os evangelistas oferecem também o desenvolvimento comunitário, e o amor de Cristo, no dia a dia.

O Quarto é ". NOSSA VIDA UMA COLCHA DE RETALHOS" Jana irá, em parceria com mulheres Baras, ensinar corte e costura e com isso levar o evangelho e discípulá-las  . Gloria a Deus,  os recursos já chegaram para esse projeto !


Junho/ Um tempo de descanso e compras na Capital
Pretendemos ir para a capital Antananarivo no mês de Junho. Ore por nós. As chuvas danificaram bastante as estradas o que faz a viagem ser lenta, cansativa e perigosa. Sempre podemos encontrar os malasos- ladrões. 
Queremos descansar um pouco, levar o Benício ao Médico, comprar materiais para os projetos e  também renovar nosso estoque de comida!
Ore por esse tempo na capital e por uma viagem tranquila e segura! Que possamos ir e voltar guardados pelo Senhor!


Motivos de Louvor!

  • Louvamos a Deus pelo sua graça e fidelidade  para conosco. Deus nos abriu muitas portas para o trabalho.
  • Louvamos a Deus pelo seu cuidado e sustento. Nada nos tem faltado.
  • Agradecemos a todos os parceiros que oram e ofertam em nossas vidas. Certamente, o Senhor há de recompensá-los. O apoio de vocês é muito importante para nós!
  • Louvamos ao Senhor pelo cuidado com nossa saúde física;
  • Louvamos ao Senhor pela proteção diária contra acidentes e durante a noite dos ladrões;
  • Louvamos ao Senhor pela vida de cada local, os quais tem dedicado tempo para servirmos ao Senhor juntos e levarmos o evangelho ao Povo Bara- Ore por eles: Alvilda, Justine, Pastor Emanuel e Pastor Haza. 

 
Pedidos de Oração

  • Pela nossa viagem para Antananarivo- Proteção nas estradas;
  • Pelos próximos passos nos projetos e treinamentos. Disponibilidade dos Evangelistas e Recursos;
  • Pela nossa família, saúde física e espiritual;
  • Pelo Benício que ele possa crescer em graça diante do Senhor e que sejamos sábios ao educá-lo.


Louvamos ao Senhor pela vida de cada um e igreja! Um grande abraço, com amor

Família Basso

Para mais fotos, clique aqui.

Avatar
Publicado por André Metz