20/12/2017

Que privilégio o Senhor nos deu


“Hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador que é Cristo, o Senhor” (Lc 2.11).

Amados parceiros na missão!
Mal podemos imaginar que mais um ano se passou – mais um ano servindo ao Senhor em Moçambique. Que privilégio o Senhor nos deu. Queremos apenas compartilhar alguns destaques deste ano.

Adaptação cultural – Após quase três anos em Moçambique sinto que estou mais adaptado culturalmente. Tenho algum conhecimento de como as pessoas pensam, sentem e vivem. Entender porque pessoas fazem o que fazem me ajuda a ensinar melhor, pregar melhor, ter relacionamentos mais significativos com pessoas, enfim a sentir-me mais “em casa”. Por exemplo, entender o significado da morte: as perguntas que isso gera (quem causou a morte?), os sentimentos de tristeza, a necessidade de cumprir os rituais apropriados, as dificuldades entre familiares crentes e incrédulos na hora de enterrar o ente querido devido às crenças diferentes, etc.

Ministério no IBS – A experiência de ensinar é desafiadora e apaixonante. Agradecemos a Deus pelo crescimento que observamos em nossas vidas por termos a oportunidade de ensinar a Palavra de Deus. Os alunos também nos ensinam muito, pois trazem suas experiências e perguntas, que muitas vezes são totalmente novas para nós. Já concluímos as disciplinas deste semestre e já preparando as do próximo ano. Mas, tem sido uma tarefa gratificante, à medida que também vemos o crescimento na vida dos alunos, mesmo em meio às lutas com aqueles que andam mais devagar.

Eu, Roberto, tenho gasto um bom tempo na função de diretor do IBS. Planejamento escolar, plano estratégico, alteração de estatuto, eleição de órgãos internos, orçamento, divulgação da escola (visita às igrejas), etc. são algumas coisas que ocupam a minha mente e o meu tempo.
No dia 9 de dezembro aconteceu a graduação do IBS, com 48 graduados. Louvamos a Deus pela alegria de entregarmos estes servos do Senhor às suas igrejas, um pouco mais preparados para servirem ao Rei no Reino. Vejam algumas fotos abaixo.


Visita às igrejas – Uma das funções do diretor é divulgar a escola, o que dá a Delia e a mim a oportunidade de conhecer diferentes igrejas. É uma experiência rica, na qual temos muitas alegrias pela comunhão, e por ver o bom ministério que algumas igrejas estão desenvolvendo. Assim podemos ver de onde vem nossos alunos e como podemos encorajá-los no ministério.
Deila, além do IBS, tem apoiado o ministério com mulheres do PROIDE- Programa Integral de Desenvolvimento – onde ensina costura, e outras coisas. As mulheres aprendem e o que produzem (bolsas, carteiras, porta pratos, etc), vendem e recebem parte da renda e também são instruídas na Palavra. Além disso, Deila tem tido grande alegria em servir no ministério de adolescentes da igreja que frequentamos. Ela auxilia uma outra irmã e juntas tem feito um belo trabalho. Deus as tem abençoado e os adolescentes têm sido instruídos na Palavra, algo pouco frequente por aqui.

Orando juntos – Amados, louvem a Deus conosco pela boa saúde que temos tido, pelo livramento de assaltos e acidentes (coisas muito comuns por aqui), e orem por nossa vida espiritual pessoal, por discernimento de como agir em cada situação, por mais alunos para o IBS, resultado de um despertamento espiritual que leve os crentes a terem mais fome e sede da Palavra. Pelos preparativos das disciplinas que iremos ensinar em 2018. Precisamos de uns dias de férias, faremos uma pequena viagem, retornaremos no início de janeiro para dar prosseguimento aos preparativos para o início das aulas, que será no dia 29/01.

Mais uma vez, obrigado por esta parceria do Reino. Desejamos a todos vocês um natal cheio da presença do Salvador e um ano novo com desafios do Reino de Deus!  Um forte abraço a todos.

Juntos em Cristo e pelo seu Reino,
Roberto e Deila.

Avatar
Publicado por André Metz