13/11/2017

Povo Laarim

Kampala, Uganda - Novembro, 2017

Querido amigo e parceiro,

Como você sabe, nosso ministério requer do Rodrigo uma rotina de viagens, especialmente à regiões não alcançadas. Geralmente ele vai sem a família, pois João Pedro e Asafe são regulares na escola em Kampala – Uganda, onde vivemos. Desta vez, tivemos o privilégio de servir com ele; apoiando e trazendo treinamento à nossa equipe de missionários entre o povo Laarim, no Sul do Sudão.

Povo Laarim

Estivemos por uma semana na comunidade Laarim. Constantemente ardendo em nossos corações o senso de responsabilidade e urgência da Igreja de Cristo (nós), em compartilhar o evangelho àqueles que nunca ouviram. Não existem igrejas nas aldeias Laarim e nem mesmo nas regiões próximas. Não há nenhuma Bíblia na língua Laarim, o nome de Jesus, até então, nunca se havia ouvido naquele local.

Um lugar de natureza muito bonita, porém extremamente remoto e rural. São ainda bastante primitivos, a maioria não usa roupas, com exceção dos homens adultos. Para se identificarem como Laarim, arrancam dois dos dentes inferiores da frente.  As mulheres têm o corpo todo marcado com desenhos feitos com agulhas e objetos cortantes. Se enfeitam com pircens e miçangas coloridas. Homens e mulheres tem papeis e lugares bem definidos. Homens, se reúnem nas sombras das árvores, onde as mulheres não são permitidas. Cada homem, tem por volta 10 mulheres e cada mulher em torno de 10 crianças. As crianças cuidam das vacas e cabritos, vão para a escola aos 12 anos de idade - em média (embora muitos adultos ainda nunca tenham frequentado escola, especialmente as mulheres).

A cultura Laarim envolve muitos rituais animistas, onde ainda sacrificam pessoas, quando há suspeita de alguém estar trazendo maldição ou morte ao vilarejo. Por exemplo, casos de morte por cólera no mês passado, foi interpretado pelos líderes de que um certo homem estaria amaldiçoando a comunidade. Assim, este foi enforcado em ritual com cantos e danças.  


Muitos não têm comida suficiente para alimentar sua família, contudo a maioria dos homens carrega armas de fogo e andam com elas pela vila. Durante o tempo lá, ouvíamos tiros como parte do dia a dia. Uma herança de mais de 50 anos de guerra vividos e ainda não terminados no Sudão.

O que Deus tem feito através de nossa equipe em meio ao povo Laarim

É um grande desafio para as nossas famílias viver em regiões remotas e de difícil acesso. Sabemos que é um preço alto (sem comparação ao que Jesus já pagou por nós). Mas ainda muito difícil em tempos de fastfood, internet 24horas, da busca constante do próprio conforto, de teologia da prosperidade... Servir em uma região não alcançada, vai totalmente contra a filosofia capitalista e requer sacrifícios. Uma postura de obediência extremamente necessária. Como ouvirão se não há quem pregue? Como conhecerão e viverão o amor Deus?

Esta nossa equipe tem vivido com o povo Laarim há mais de um ano, investindo no aprendizado da língua e cultura. Já conseguiram traduções de diversas histórias bíblicas e se reúnem em diferentes “casas” para contar estas histórias. O povo está sedento, mas as histórias levam tempo para chegar ao ponto de traduzidas e contextualizadas. Através do testemunho de vida e amor que nosso time compartilha, muitos estão abertos ao evangelho. Os líderes da comunidade dão todo apoio necessário à presença missionária. Assim, nossos missionários estão se inserido na comunidade; aprendendo com eles e aos poucos também ensinando.  Mostrando as mulheres como costurar, os homens a plantar, clínica médica (temos 2 médicos, e 2 enfermeiros no time), noções de higiene, poços para água potável, investindo tempo com as famílias Laarim.

Deus tem operado maravilhas naquele lugar, fazer parte desta historia é um grande privilégio. Clamamos ao Senhor que nos ajude a cumprir o nosso papel junto as diversas equipes em meio aos diferentes povos onde trabalhamos. Investir este tempo no Sul do Sudão foi uma grande benção para todos nós! Amamos e fomos amados; compartilhamos lutas, desafios, vitórias e conquistas; encorajamos e fomos encorajados. Somos uma exército lutando para arrancar almas do inferno. E que como um corpo bem ajustado possamos desempenhar nossas funções e talentos com amor, ousadia e unidade. Que Cristo, o cabeça deste corpo, nos capacite e guie a cada passo!


Continue orando:

  • Por mais missionários para as regiões não-alcançadas;
  • Para que Deus nos fortaleça a cada dia como família e nos capacite em nosso trabalho;
  • Para que o povo Laarim conheça o amor de Deus;
  • Por nossos missionários que vivem nas aldeias Laarim


Seguindo juntos, por Ele e para Ele,

Pr. Rodrigo, Valeska, João Pedro e Asafe Petrelli.


Avatar
Publicado por André Metz