Africa Inland Mission Internacional

Aim Global Aim Global

EUA realizam primeiros ataques aéreos contra EI na Somália 06/11/2017

EUA realizam primeiros ataques aéreos contra EI na Somália

Os Estados Unidos realizaram seus primeiros ataques aéreos contra militantes do Estado Islâmico na Somália e mataram "diversos terroristas", informaram as forças militares dos EUA na última sexta-feira (3).

O Comando da África do Pentágono informou que o primeiro ataque aéreo foi realizado à meia noite, no horário local, em 3 de novembro na Somália e outro às 11h.

"Diversos terroristas" foram mortos, informaram os militares norte-americanos em comunicado, acrescentando que os ataques foram conduzidos em coordenação com o governo da Somália.

O Estado Islâmico tem reunido recrutas na região, embora especialistas digam que a escala de sua força é incerta e que o grupo militante continua pequeno comparado ao grupo Al Shabaab.

No mês passado, um grupo leal ao Estado Islâmico tomou uma pequena cidade portuária na região semiautônoma de Puntland, na Somália. Foi a primeira cidade que o grupo tomou desde que emergiu há um ano.

O grupo, que se refere a si mesmo simplesmente como Estado Islâmico, é um rival do grupo maior Al Shabaab, que é ligado à Al Qaeda, rival do Estado Islâmico, e que já controlou grande parte da Somália.

Os Estados Unidos tem ocasionalmente realizado ataques aéreos contra militantes do Al Shabaab na Somália, que têm uma forte presença em partes do sul e centro do país e realiza ataques a tiros e bombas.


*Imagem ilustrativa: Google Imagens


Fonte: Terra Notícias

Notícias relacionadas