Africa Inland Mission Internacional

Aim Global Aim Global

ENSINANDO PARA TRANSFORMAR VIDAS, IGREJAS, COMUNIDADES, POVOS 05/02/2019

ENSINANDO PARA TRANSFORMAR VIDAS, IGREJAS, COMUNIDADES, POVOS

“Antes eu não enxergava, agora já consigo ver um metro à minha frente. Até o final dos estudos verei um quilômetro!” Estas são as palavras de um aluno do primeiro ano do curso médio em teologia (3 anos) quando lhe perguntei como estava sendo a experiência de estudar no IBS. Ele é um retrato da maior necessidade das igrejas em Moçambique: treinamento dos seus obreiros.

A necessidade...
A igreja de Cristo tem crescido rapidamente em quase toda África, e Moçambique não é exceção. Especialmente após o término da guerra civil em 1992, quase todas as igrejas experimentaram um rápido crescimento, o que é motivo de grande alegria e louvor a Deus. A igreja Moçambicana é vibrante, evangelista, e predominantemente jovem. Porém, o ensino bíblico e treinamento dos líderes das igrejas não tem acompanhado o rápido crescimento. 

Ainda há muitos líderes, e até mesmo pastores, que tem pouco ou nenhum preparo bíblico e teológico para pastorear, ensinar e liderar eficazmente suas igrejas. Portanto, ainda há muitas oportunidades em Moçambique para ensinar a Palavra de Deus, treinar obreiros e mobilizar os crentes para o cumprimento da grande comissão. E foi justamente por perceberem esta necessidade que pastores de 14 igrejas solicitaram a ajuda da MIAF para iniciar uma escola bíblica em 1988. 

Assim nasceu o Instituto Bíblico de Sofala (IBS), cuja missão tem sido desde o início a formação de pessoas que querem servir melhor a Deus, capacitando-as para exercerem o ministério cristão, contribuindo, assim, para o crescimento da Igreja Moçambicana. Neste sentido os missionários da MIAF que servem no IBS estão contribuindo para o alcance da Visão 2020, na área de treinamento e mobilização de obreiros africanos.

Os frutos...
Sabemos que números não dizem tudo sobre uma igreja, escola ou missão, mas também não devemos desprezá-los. Ao longo dos seus 30 anos de ministério, o IBS já graduou quase 600 alunos, nos seus diversos cursos: Formação de Professores de Crianças, Elementar de estudos bíblicos (ambos funcionam somente aos sábados, por um ano), Básico (2 anos), Médio (3 anos) e Bacharel em Teologia (4 anos). 

O lema da escola é "ensinando para transformar vidas" e pela graça e ação de Deus temos visto muitas transformações acontecerem na área do carácter, na ampliação na compreensão da Palavra de Deus, e no desenvolvimento de habilidades ministeriais, abençoando grandemente as igrejas.  
Alguns exemplos são líderes que abandonaram práticas das religiões tradicionais, casamentos restaurados ou regularizados, mudança no estilo de liderança, desenvolvimento na pregação da Palavra, aprimoramento do ensino, plantação de novas igrejas, etc. Há ex-alunos em várias igrejas e que realizam um ministério frutífero tanto em Beira, quanto em diferentes partes do país.

Atualmente o IBS conta com 127 alunos, sendo 28 do Curso de Professores de Crianças, 18 do Elementar de Estudos Bíblicos, 9 do curso Básico em Teologia, 22 do curso Médio, 27 do Bacharel, 16 no Instituto Bíblico do Dondo (extensão), 7 alunos especiais (concluíram as disciplinas mas estão escrevendo a monografia).

Assim nasceu o IBS, cuja missão tem sido desde o início a formação de pessoas que querem servir melhor a Deus, capacitando-as para exercerem o ministério cristão, contribuindo, assim, para o crescimento da Igreja Moçambicana

Os desafios...
Costumo dizer aos novos alunos do IBS que quando iniciam os seus estudos, estão entrando numa batalha espiritual muito forte. E isso é fato. Para começar e concluir um curso, especialmente os mais longos, é necessário vencer barreiras diárias, como transporte. Os ônibus e vans, meios utilizados pela maioria dos alunos, estão sempre lotados, e quando terminam as aulas às 21h é difícil conseguir, sem falar nos perigos de assalto neste horário. 

Outros enfrentam lutas com a saúde pessoal ou familiar ou até situações familiares que exigem muito tempo e recursos. Outros lutam com a falta de recursos. A maioria dos alunos paga as mensalidades e transporte com recursos próprios, que geralmente são escassos, devido à situação econômica do país. Alguns estão desempregados, outros fazem trabalhos esporádicos, outros tem pequenos negócios, e alguns tem emprego fixo. Por isso é de fundamental importância o programa de bolsas de estudo do IBS, mantido com ofertas de alguns irmãos de diferentes países. 

Outra dificuldade é a falta de apoio das igrejas. Se a maior parte das igrejas não sustenta seus obreiros, porque iria sustentar um “seminarista”? Outros sofrem com a pressão familiar e social para que façam algum curso técnico ou superior com o qual “ganhem alguma coisa”, ao invés de gastar seu tempo “estudando teologia”. Estas são causas reais, mas não podemos esquecer que o inimigo das nossas almas ruge como leão, procurando pessoas (especialmente seminaristas) para devorar, ou seja, tudo pode ser usado pelo Diabo para desviar os alunos dos estudos e do crescimento espiritual, o que, em última análise, causa prejuízo à igreja de Cristo. 

Creio que isso demonstra um pouco dos desafios de estudar a Palavra de Deus no contexto moçambicano e que se traduz num índice de desistência de 40% para os cursos Básico, Médio e Bacharel em Teologia. Portanto, temos um desafio duplo: primeiro, trazer o aluno para escola; segundo, manter o aluno até o fim do seu curso. Mas, isso pode ficar mais leve para os que já estão nesta batalha, através da sua participação.

A sua participação...
Cremos que Deus muda situações através da intercessão ordenada na sua Palavra. Portanto, a oração é necessária para o ministério do IBS, e a sua participação é de grande ajuda. Ore por crescimento espiritual dos alunos, capacitação dos professores, e visão para a direção do IBS.

Além disso, a sua contribuição para o fundo de bolsas é bem-vinda e beneficiará irmãos que servem na igreja de Cristo em Moçambique. As mensalidades custam para Bacharel  R$150,00, Médio e Básico R$ 40,00. Você pode contribuir através do web site da MIAF.
Caso queira vir, ver e participar do ministério do IBS, serás bem-vindo. Seja por alguns dias, meses ou anos. Para isso entre em contato com a MIAF.

Fonte: Pr. Roberto Welzel, diretor do IBS

Artigos relacionadas