Africa Inland Mission Internacional

Aim Global Aim Global

Coronavírus e Cristo 07/04/2020

Coronavírus e Cristo


"Eis a bondade e a severidade de Deus"
 
Pouco importa o que pensamos sobre o coronavírus. Mas importa sempre o que Deus pensa. Ele não cala diante do que pensa. Dificilmente uma página da Bíblia é irrelevante para esta crise.
 
Nossa voz é grama. A dele é de granito. “A grama murcha e a flor cai, mas a palavra do Senhor permanece para sempre” (1 Pedro 1: 24–25). Suas palavras nas Escrituras "não podem ser quebradas" (João 10:35). O que ele diz é "verdadeiro e íntegro" (Salmo 19: 9). Ouvir a Deus e crer nele é como construir sua casa em uma rocha, não em areia (Mateus 7:24).
 
Sua voz não é apenas verdadeira; é perfeitamente sábia para todas as situações. “Ele é maravilhoso em conselhos e excelente em sabedoria” (Isaías 28:29). "Seu entendimento está além da medida" (Salmo 147: 5). Quando ele aconselha sobre o coronavírus, é firme, inabalável, duradouro. "O conselho do Senhor permanece para sempre" (Salmo 33:11). "O seu caminho é perfeito" (2 Samuel 22:31).
 
As palavras de Deus nestes tempos não são apenas verdadeiras e sábias; eles também são preciosas e doces. Mais desejável do que ouro. . . mais doce que o mel e as gotas do favo de mel ”(Salmo 19:10). Elas são a doçura da vida: “Senhor, a quem iremos? Você tem as palavras da vida eterna ”(João 6:68). E com a vida indestrutível vêm as palavras de paz e alegria inabaláveis: "Suas palavras se tornaram para mim uma alegria e o deleite do meu coração" (Jeremias 15:16).
 
E a doçura não se perde neste momento de providência amarga - não se tivermos aprendido o segredo da “tristeza, mas sempre regozijando-se” (2 Coríntios 6:10). O segredo é este: saber que a mesma a soberania que poderia impedir o coronavírus e não o faz, é a mesma soberania que sustenta a alma diante dele. De fato, mais do que sustenta - adoça com a esperança de que, para aqueles que confiam nele, seus propósitos são sempre bons, mesmo diante da morte.
 
"Eis a bondade e a severidade de Deus" (Romanos 11:22). Sua providência é doce e amarga. Noemi não pecou quando disse: "O Todo-Poderoso me tratou muito amargamente" (Rute 1:20). Isso era verdade. E foi falado no exato momento em que todas as suas fortunas estavam prestes a mudar.
 
Esta não é uma estação para visões sentimentais de Deus. É uma estação amarga. E Deus enviou. Sabemos disso, porque ele "faz todas as coisas segundo o conselho da Sua vontade" (Ef 1:11). Todas as coisas. Nenhum pardal cai no chão à parte de nosso Pai celestial (Mateus 10:29).
 


Deus não apenas compreende o coronavírus; ele tem propósitos para isso.

A natureza não é soberana. Satanás não é soberano. O homem pecador não é soberano. Deus governa todos eles (Lucas 8:25; Jó 1:12; 2: 6; Atos 4: 27–28). Assim, dizemos com Jó: “Eu sei que você pode fazer todas as coisas e que nenhum dos seus objetivos pode ser frustrado” (Jó 42: 2).
 
Portanto, Deus não apenas compreende o coronavírus; ele tem propósitos para isso. Deus não faz nada e não permite nada, sem propósitos sábios. Nada simplesmente acontece. Tudo flui dos conselhos eternos de Deus (Efésios 1:11). Tudo isso é sabedoria. Tudo isso é proposital. Para aqueles que confiam em Jesus Cristo, tudo isso é bondade. Para outros, é um chamado misericordioso de despertar: “Venha quem tem sede; quem deseja tirar a água da vida sem preço ”(Apocalipse 22:17).
 
Nossa esperança e oração deve ser a do texto abaixo, que planejamos suplementar semanalmente, é que possamos ser de alguma ajuda para ancorar sua alma na Palavra de Deus. Para que você possa ver a grandeza, a beleza e o valor de Jesus Cristo (Filipenses 3: 8). Que você possa valorizá-lo acima da saúde e da vida (Salmo 63: 3). E que Deus seria glorificado em você, como você é satisfeito Nele.
 
Todavia, lembro-me também do que pode me dar esperança:
Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis.
Renovam-se cada manhã; grande é a sua fidelidade!
Digo a mim mesmo: A minha porção é o Senhor; portanto, nele porei a minha esperança.
(Lamentações 3: 21–24)
 
John Piper

Revisão: Fernanda Trindade
Foto: Carolyn V on Unsplash

Artigos relacionadas